Secretaria de Saúde

O Secretário Municipal de Saúde é o gestor das políticas de saúde na esfera municipal.
 
Com a criação do Sistema Único de Saúde(SUS), através da Constituição de 1988, e sua regulamentação pelas Normas Operacionais Basicas - NOBs e Normas Operacionais de Assistência em Saúde - NOAS, um dos princípios organizacionais do SUS está relacionado a hierarquia do sistema de saúde pública, cujo modelo preconiza a existência de um gestor em cada instância do poder público, ou seja, uma figura responsável pela articulação, administração, gerenciamento, desenvolvimento e toda a gestão inter-setorial, inter-pessoal e multi-profissional da rede de saúde, seja nos Municípios, Estados ou União. O gestor também é responsável por fazer cumprir todos os princípios do SUS.
 
Segundo o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), são atribuições do gestor municipal de saúde:

 *Planejar, organizar, controlar e avaliar as ações do município, organizando o SUS no âmbito municipal;
 *Viabilizar o desenvolvimento de ações de Saúde através de unidades estatais ou privadas, priorizando as entidades filantrópicas;
 *Participar na constituição do SUS, de forma integrada e harmônica com os demais sistemas municipais;
 
As competências e responsabilidades de cada município variam de acordo com os compromissos assumidos.


Como nos localizar

Endereço: R. Simão Pereira de Almeida, nº 496, Centro, Boa Vista / PB
CEP: 58123-000
Secretário(a): LUISA PEREIRA PORTO

E-mail: loiportoo@gmail.com

Funcionamento: 07:00 as 13:00
Telefone para contato: (83) 3313-1100 - RAMAL: 230