Notícia

‘Carinho em Casa’: Projeto do CRAS de Boa Vista busca manter os vínculos afetivos durante a pandemia

por Mateus Araújo Publicado em 12/05/2020 às 20:06

Na manhã desta terça-feira (12), a equipe do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, deu início aos trabalhos do projeto Carinho em casa, uma forma de demonstrar amor e admiração por aquelas pessoas que, devido às medidas de isolamento social, estão afastadas das atividades realizadas em grupos. Acompanhados de um carro de som, integrantes do CRAS percorreram algumas ruas da cidade levando, além de músicas, mensagens de carinho para algumas integrantes do grupo Experiência e Vida. O projeto mostra que, apesar da distância, mais que nunca, os laços de afeto precisam se manter.

            Marcela Elaine, coordenadora do CRAS em nosso município, contou como surgiu o projeto: “O projeto nasceu de uma inquietação nossa por saber que estávamos longe de quem a gente ama, sem poder chegar perto para abraçar, para perguntar se está tudo bem”, disse. Para a coordenadora, o mais desafiador foi pensar em como se aproximar dessas pessoas tomando os devidos cuidados com a segurança sanitária: “A inspiração se deu nos antigos carros de telemensagens. A partir disso buscamos saber quais as músicas que essas pessoas mais gostam, e em seguida passamos de porta em porta levando o nosso carinho, o nosso amor e nossa gratidão. Ver a emoção no rosto de cada um que recebe a homenagem não tem preço”, completou.

O projeto Carinho em casa segue sendo realizado nos próximos dias. A equipe do CRAS reforça que as demais atividades do equipamento público, durante a pandemia, continuam acontecendo de forma virtual e também por telefone.

            O CRAS é um local público, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. A partir do adequado conhecimento do território, o Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.