Criadores de Boa Vista recebem gratuitamente doses para imunizar todo o rebanho

por Antonio Izidro Publicado em 08/05/2023 às 11:00

A Prefeitura Municipal iniciou esta semana a distribuição gratuita de doses para imunização de todo rebanho contra a febre aftosa, seguindo o calendário nacional. A campanha pretende atender todos os criadores de Boa Vista.

Através da Secretaria de Serviços Rurais , todos os criadores de animais de espécime bovina (com idade adulta, além de bezerros, novilhas e garrotes) terão acesso gratuito às doses para imunização do rebanho contra a febre aftosa, devendo estar cadastrados juntos à Defesa Agropecuária da Paraíba.

A ação faz parte do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa que tem como objetivo estabelecer zonas livres da doença por meio de uma estratégia progressiva de implantação e manutenção, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabeleceu um Calendário Nacional de Vacinação, expandindo o programa em todos os municípios.

Em Boa Vista para os criadores terem acesso às doses, devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Serviços Rurais portando documentos básicos de identificação (RG e CPF) para que seja realizada a conferência de cadastro ativo junto ao Sistema Integrado de Defesa Agropecuária da Paraíba, quesito fundamental para acesso ao programa. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira das 08 às 12horas.

Para o prefeito André Gomes o acesso gratuito à campanha tem uma importância significativa para os criadores e para todo o município, pois “é uma doença altamente contagiosa e pode trazer prejuízos econômicos e de saúde para os animais e para a população”.