Notícia

DOAÇÕES COM AMOR: JOVENS BOAVISTENSES SE UNEM EM CAMPANHA SOLIDÁRIA

por Mateus Araújo Publicado em 31/05/2020 às 22:38

Nos últimos meses temos acompanhado as tristes notícias pelo mundo todo com a disseminação e o impacto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ceifando vidas e provocando incertezas, com consequências ainda mais severas para milhões de famílias economicamente mais vulneráveis.

Para enfrentar este quadro, o momento é de união, solidariedade e de ações coletivas. Os atos solidários têm aparecido como uma forma de deixar a situação menos difícil para todos. 

Pensando nisso, no município de Boa Vista, um grupo composto por 14 jovens, decidiu arregaçar as mangas e fazer uma campanha para arrecadar donativos com o intuito de ajudar pessoas necessitadas.

Deivid Araújo, 17 anos, explica que, mesmo sabendo de todo o suporte que a gestão administrativa do município dá aos cidadãos, sentiu a necessidade de ir além, de participar mais ativamente. Foi assim que surgiu o projeto ‘Doações com amor’.

“Criei o projeto junto com algumas amigas para ajudar as pessoas que mais necessitam, seja lá do que for. Por isso pedimos a ajuda da população do município, quem puder doar qualquer coisa, pode nos procurar. Qualquer doação é bem vinda. Também não temos muito, mas acreditamos que, de pouquinho em pouquinho, podemos fazer a diferença na vida de muita gente”, explica. O boavistense revela que a ideia já existia antes da pandemia, mas foi com o agravamento da situação que a solidariedade falou mais alto. 

Alimentos, produtos de higiene, máscaras de proteção, roupas, entre outros itens são arrecadados pelo grupo. A ação ainda vai além ao se dispor a doar algo ainda mais precioso: o tempo. Os integrantes do ‘Doações com amor’ se disponibilizam a conversar e enviar mensagens positivas para as pessoas que os procurarem, ou facilitar a comunicação de pessoas que, por algum motivo, estão sem contato. Para estimular as doações, foi criado um perfil no Instagram, o @_doacoescomamor, que também é o canal oficial de comunicação do projeto. Segundo Deivid, muita gente vem colaborando, e o feedback da população está sendo muito positivo.

Na hora de ajudar o próximo, o grupo vem tomando todos os cuidados necessários para evitar a propagação do novo coronavírus. “Selecionamos pessoas específicas para buscarem as doações e realizarem as entregas. Usamos luvas, máscaras e álcool em gel. Também temos a preocupação de higienizar os itens que serão doados e buscamos sempre manter o distanciamento ideal”, completa Deivid.

O medo de contágio e o isolamento social vão criando oportunidades para exercitar a empatia. E é assim, aos pouquinhos, que a diferença vai sendo feita. Trata-se de um trabalho de equipe onde gestão e população andam lado a lado, um apoio mútuo para que o povo boavistense possa passar por este momento de uma forma menos dolorosa.