FAMUP reunirá maioria dos prefeitos paraibanos em evento nesta sexta

Publicado em 23/05/2019 às 17:59

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba realiza em Campina Grande nesta sexta-feira, dia 24, evento para discutir as principais pautas municipalistas e a PEC 56/2019. Mais de 1100 políticos já confirmaram presença, entre prefeitos, vice-prefeito e vereadores.

A pauta municipalista é constantemente debatida e sua aprovação garantirá mais recursos e mais governabilidade aos prefeitos. Há diversos projetos ainda em discussão no Congresso Nacional e outras judicializadas, que em sua maioria tratam sobre a participação dos municípios na divisão de recursos. Outro ponto de grande interesse e participação dos gestores é o Projeto de Emenda à Constituição n° 56/2019, que trata da unificação das eleições no país. De acordo com o projeto de iniciativa do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC), as próximas eleições ocorreriam em 2022 para todos os cargos (presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador). Para o vice-presidente da FAMUP e prefeito de Boa Vista, André Gomes, o principal benefício da iniciativa é a economia aos cofres públicos e a continuidade dos projetos, já que não haverá paralisação a cada dois anos devido a novas eleições. “Sem dúvidas é um projeto benéfico, principalmente para a população.

A economia será gigantesca e todos passarão a ter a educação, saúde e segurança como prioridades e não mais as eleições, que acontecem a cada dois anos e acabam emperrando ações e projetos em períodos que antecedem suas realizações” confirma André Gomes (PDT) que também apoia a PEC. De acordo com o gestor, com a economia de R$ 1 bilhão (valor gasto nas eleições de 2018) seria possível a compra de 3500 ambulâncias com UTI móvel, a construção de 400 creches, o pagamento do salário de 15.000 policiais por um ano.