Gestores esclarecem dúvidas sobre Previdência, Finanças, Educação e Saúde em visita à CNM

por Kézia Silmara Publicado em 12/07/2017 às 07:44

Gestores do Espírito Santo, São Paulo e Paraíba estiveram nesta quarta-feira, 12 de julho, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília. As visitas foram motivadas para pedir esclarecimentos sobre o reparcelamento das dívidas previdenciárias, Finanças e a insuficiência de recursos em repasses para a Educação e Saúde.Os prefeitos paulistas de Américo de Campos, Carlos Roberto Achilles; e de Pontes Gestal, Natanael Borges buscaram esclarecimentos com consultores da CNM sobre os efeitos da Medida Provisória 778/2017, assinada pelo presidente Temer durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O texto estabelece o parcelamento das dívidas previdenciárias dos Municípios.Carlos Achilles pediu explicações para avaliar se muda a forma de parcelamento da dívida previdenciária do Município de Américo de Campos. “A minha dúvida é sobre essa nova medida. Quero saber onde a gente vai levar vantagem. Se é melhor parcelar em 200 meses ou continuar no que está lá”, explicou. Já o prefeito Natanael Borges demonstrou preocupação com os débitos que o seu Município possui com a Previdência. “Eu estava preocupado em saber da possibilidade dos parcelamentos porque eu tenho umas dívidas em atraso”, destacou.Repasses de programasAs sucessivas quedas nos repasses dos programas federais nas áreas de Educação e Saúde, motivaram a visita do prefeito paraibano da cidade de Boa Vista, André Luís. Ele ressaltou que a defasagem de recursos já chega a 70% no seu Município. “São programas que o governo cria e a maioria das obrigações fica com a gente. Nesses seis primeiros meses a gente gastou aproximadamente r$ 160 mil com medicação enquanto a gente recebeu aproximadamente R$ 17 mil do governo federal e aproximadamente R$ 4 mil do governo estadual”, desabafou. Diálogo MunicipalistaA divulgação do calendário da série de eventos da CNM que irão fazer parte do Diálogo Municipalista ao longo deste semestre também despertou a busca de informações do prefeito de Carlos Achilles.

Ele parabenizou a iniciativa da Confederação e reforçou que pretende participar de edições do evento além da que está prevista para a sua região. “Cada vez que se participa de um seminário desse a gente enriquece para levar informação àqueles que não possuem esse conhecimento e também fortalece a administração”, disse.

Comitiva capixaba

A CNM também recebeu a visita de uma comitiva capixaba liderada pelo secretário geral da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo. Eles tiveram uma reunião que teve como tema as finanças municipais.Luciano Pingo estava acompanhado do prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli; e de vereadores de Ibatiba, Ibitirama. Mais cedo, o Secretário de Planejamento do Município pernambucano de Carpina, José de Patrocínio, esteve na sede da CNM para pedir orientações referentes ao Turismo.