Mais 12 casos de coronavírus são confirmados em Boa Vista. Prefeitura faz aquisição de mais 500 kits de testes rápidos

por Mateus Araújo Publicado em 25/05/2020 às 20:18

Em novo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (25), o município de Boa Vista confirmou mais 12 casos do novo coronavírus. Com a atualização, agora são 17 pessoas que testaram positivo para a Covid-19. O aumento considerável de casos justifica-se pela testagem em massa realizada no dia de hoje, na qual foi realizada uma alta quantidade em pacientes que se encontram em isolamento domiciliar e monitorados pela unidade municipal de saúde. Todos os novos casos confirmados estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde que também faz o monitoramento de toda rede de contatos das pessoas infectadas.

O município fez a aquisição de mais 500 kits para testagem e detecção da Covid-19, um investimento no valor de R$ 76.000,00 (setenta e seis mil reais). O Governo do Estado da Paraíba enviou ao município de Boa Vista 125 kits (80 para profissionais da saúde e 45 para usuários), uma quantidade insuficiente para acompanhamento dos casos que encontram-se em isolamento domiciliar por apresentar algum dos sintomas do Novo Coronavírus. É importante lembrar que o teste rápido só pode ser realizado entre o 10º e 14º dia após o início dos sintomas, caso contrário o resultado pode dar um falso negativo e colocar mais pessoas em risco. É preciso seguir todas as normas estipuladas pela Organização Mundial de Saúde e no Protocolo de Manejo Clínico do Novo Coronavírus do Ministério da Saúde. Ao apresentar os sintomas de Síndrome Gripal é recomendado procurar a unidade do PSF III (Dona Saninha) e seguir as informações repassadas pela equipe médica, aguardando o agendamento do exame quando necessário.

Muito tem se cobrado quanto a divulgação dos nomes das pessoas que realizam o teste rápido e resulta positivo. É compreensível, mas a Constituição Federal assegura que "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas", reforçada por diversas jurisprudências. A Procuradoria Geral do Município, através do Dr. Ênio Pereira de Araújo, emitiu parecer acerca da divulgação desses dados e concluiu lembrando que "apesar das discussões existentes acerca da prevalência do interesse público sobre o interesse privado, é pacífico que ambos são direitos fundamentais e, nesse caso, uma ponderação de valores deve prevalecer quando está em jogo o direito à vida, à integridade física e à saúde. Razão pela qual devem ser evitadas exposições individualizadas em meios de comunicação, como forma de prevenir posteriores questionamentos jurídicos e eventuais condenações monetárias". Sendo assim, a Prefeitura de Boa Vista não divulgará a identidade nem revelará o nome das pessoas que forem submetidas aos exames de Covid-19.