Kits de alimentos estão sendo distribuídos para alunos da rede municipal de ensino em Boa Vista

por Mateus Araújo Publicado em 15/05/2020 às 17:44

Os alunos da rede municipal de educação de Boa Vista começaram a receber a partir de hoje (15),  kits de alimentação escolar distribuídos pela prefeitura, como medida para garantir alimento aos estudantes mesmo sem as aulas presenciais, haja vista que muitos dependem dessa alimentação diária. Ao todo, serão mais de 13 toneladas de alimentos distribuídos com todos os alunos da rede municipal de ensino. Durante a entrega do kit com os itens da merenda escolar, os responsáveis dos alunos da educação infantil, com idades de 0 a 5 anos, também recebem um kit pedagógico com atividades para manter os estudos em casa com os filhos.

A entrega é permitida pela Lei nº 13.987. A norma prevê a distribuição de alimentos adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica no período de suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavírus.

Sobre a importância dessa ação, a secretária de educação do município, Berlita Macêdo, fala que: “A merenda também faz parte do caráter escolar. Ter uma refeição que garante uma mínima nutrição necessária, também garante à criança uma resposta intelectual para os problemas pedagógicos”, e acrescenta: “Com o afastamento excepcional dos alunos, por causa da pandemia, é muito importante que as famílias possam garantir aos filhos esta alimentação diária. Como sabemos, a refeição escolar é, para muitos, a principal refeição do dia. Estamos pensando nas crianças que mais necessitam. E com o apoio do gestor André Gomes conseguimos mais 100% de contrapartida, o que pôde reforçar a qualidade desses kits”, pontuou Berlita.

Açucar, achocolatado, arroz, biscoito, colorau, cremogema, farinha de mandioca, fubá, feijão, flocos de cereais, leite em pó, macarrão, margarina, óleo, soja, rapadura, sal e ovos são os itens presentes nos kits distribuídos. A nutricionista Elaine Escorel Menezes, explica como a montagem desses kits foi pensada: “É importante deixar claro que os kits foram montados pensando em atender as necessidades específicas para cada fase escolar. Levamos em consideração a verificação do estoque da merenda priorizando os gêneros alimentícios que se encontram com prazo de validade mais próximo, de forma a evitar o desperdício. A faixa etária dos estudantes também foi levada em consideração”, relatou. Elaine também falou sobre a relevância de uma boa alimentação e como isso influencia diretamente na aprendizagem: “A alimentação, de modo geral, não só ajuda no desenvolvimento fisiológico das crianças, mas também no apoio do aprendizado devido as vitaminas e nutrientes presentes nesses alimentos. A nossa proposta foi manter esses itens alimentares para que as crianças continuem com esse aporte nutricional mesmo durante a pandemia”, esclareceu.

É importante informar que os genitores/responsáveis pelos alunos matriculados na rede municipal de ensino que não precisam desse auxílio, podem assinar um termo de renúncia abrindo mão por livre e espontânea vontade do kit alimentar, desse modo, contribuindo para que outras famílias, que realmente necessitem, sejam beneficiadas. Todos os cuidados estão sendo tomados seguindo as recomendações sanitárias para evitar aglomeração nas Unidades de Ensino na hora da entrega. A segunda fase da distribuição dos kits de merenda escolar está prevista para acontecer nos dias 03, 04 e 05 de junho.

Confira como ficou o cronograma da primeira etapa da distribuição de merenda escolar em nosso município:

Sexta-feira, 15 de maio

08h - Escola Profa. Francisca Leite Vitorino (Fundamental I)

09h - Creche Mãe Janoca (na nova Creche)

10h - Escola Manoel Alves Monteiro (Sítio Santa Rosa)

14h - Escola Profa. Francisca Leite Vitorino (Fundamental II)

15h - Escola João Pereira da Costa (Sítio São Joãozinho)

16h - Escola José Pereira da Costa (Sítio Poço de Pedra)

Sábado, 15 de maio

08h - Escola João Leite Gomes (Sítio Olho D'água)

09h - Escola Francisco Sulpino (Sítio Caluête)

10h - Escola Severino Tavares da Silva (Sítio Cacimba Nova)