Prefeitura de Boa Vista lamenta o falecimento de Dona Rita Jovem, popularmente conhecida como “Rita Rezadeira”

por Mateus Araújo Publicado em 02/06/2020 às 15:51

Na noite da última segunda-feira (02), o município de Boa Vista recebeu, com enorme pesar, a notícia do falecimento da Sra. Rita Jovem de Araújo, também muito conhecida como "Rita de Marcelino".

Dona Rita Jovem também era popularmente conhecida como "Rita Rezadeira", dado ao ofício que é patrimônio cultural e que possui os saberes da cura através da religiosidade. Em novembro completaria 95 anos de vida, e durante todo esse tempo contribuiu muito com a história de Boa Vista, cuidando de boa parte da população através de seu dom abençoado: a "reza".

Aos familiares, aos amigos e a todos aqueles que tiveram a felicidade de serem "rezados" por dona Rita Jovem de Araújo.  A prefeitura de Boa Vista, em nome do prefeito André Gomes, se solidariza e pede a Deus que dê o conforto necessário a todos neste momento de dor e imensurável perda.

“Deus te gerou, Deus te generou, olhado e quebranto, desse mal Deus te curou, se for na tua gordura, ou na tua formosura, nas tuas carnes, ou na tua feiúra, nos teus olhos, nos teus cabelos, no teu comer, na tua disposição, na tua boniteza, no teu trabalho, na tua inteligência, no teu bom sentido, no teu pensamento, se foi inveja, se for má vontade, que seja saído, que seja tirado, pelo poder de Deus e da Virgem Maria, Amém!”, me encomendou um punhado de santos, e se despediu.

Em homenagem a sua memória disponibilizamos o documentário "O Ramo", sobre a história das rezadeiras de Boa Vista, no qual ela fez parte em 2013.

Assista ao documentário na íntegra: