Saúde Mental Materna Importa: evento de conscientização sobre a campanha Maio Furtacor

Publicado em 26/05/2023 às 19:00

A Secretaria de Saúde e Assistência Social através do CRAS e NAISM realizaram nesta sexta-feira (26), o evento Saúde Mental Materna Importa no PSF I. A programação visou conscientizar sobre a campanha do Maio Furtacor, que tem como objetivo trabalhar a importância de apoiar e acolher a saúde mental das mães durante a gestação, puerpério e os meses iniciais do bebê.

A campanha do Maio Furtacor já percorre todo o país e no município de Boa Vista, este movimento foi implantado pela primeira-dama, Carol Gomes, que também sancionou, como vereadora de Campina Grande, a lei lei 8.498/22 sobre a conscientização da saúde mental materna. Carol explicou: "essa lei nasce não porque já existe este movimento pelo Brasil, mas como minha responsabilidade de trazer esse assunto enquanto mulher e também me encontrar nesses contextos. Trazendo como foco a saúde mental."

Muitas mulheres, durante a gestação passam por mudanças significativas no corpo, sejam elas, físicas ou emocionais, como sintomas de ansiedade, depressão e estresse. A secretária de saúde do município, Luísa Porto, comentou sobre o acompanhamento feito pela prefeitura para com essas mães: "Nós da secretaria de saúde acompanhamos essas mães com o pré-natal, consultas ginecológicas, psiquiátricas, acompanhamento psicológico (...) Pois nem toda mãe tem uma rede de apoio acolhedora e nos resta fazer esse papel."

Quando o bebê nasce, a rotina da mãe muda totalmente devido as mudanças de sono, de alimentação, se tornando difícil para algumas delas ajustar-se as demandas do bebê e particulares. Marcela Elaine, coordenadora do CRAS ressaltou, "é muito importante esse debate, falar essas verdades que ninguém fala sobre a gravidez e o pós-parto, porque são muitas mudanças e cobranças. E é preciso que as mulheres sintam-se acolhidas e cuidadas".

Ao se falar em saúde mental materna é cuidar diretamente da criança que está sendo gerada, é tratar da família através do suporte adequado, incluindo triagem e tratamento médico. Esses atendimentos podem ser realizados atravéssão de uma triagem nos PSFs, para que assim, seja encaminhadas para os profissionais específicos dentro do próprio municipio boavistense.