Secretaria de educação de Boa Vista realiza encontro virtual da Educação Infantil

por Mateus Araújo Publicado em 03/06/2020 às 22:59

Na tarde desta quarta-feira (03), a Secretaria de Educação do município de Boa Vista realizou o Encontro Virtual da Educação Infantil mediado por Simony Araujo, articuladora municipal do processo de revisão curricular, e por Simone Menezes, coordenadora municipal da Educação Infantil.

‘Diálogos sobre educação infantil: fazer pontes entre os campos de experiência e as áreas de conhecimento é possível?’, foi a temática do encontro realizado por meio da plataforma virtual Google Meet. O objetivo foi  refletir sobre as relações entre os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as áreas de conhecimento indicadas no plano de curso, até então em vigência, atentando para os desafios dessa ação no contexto do distanciamento social.

Na ocasião, 37 pessoas participaram da conversa que contou com professoras da educação infantil, gestoras escolares, coordenadoras pedagógicas e a secretária de educação do município, Berlita Macêdo.

Simone Menezes falou que: “esse debate teve uma importância significativa para a Educação Infantil do município de Boa Vista porque nos deu a oportunidade de dialogar, discutir e trocar ideias sobre as áreas de conhecimento do plano de curso da Educação Infantil e os campos de experiência da BNCC, esclarecendo dúvidas, trocando idéias e compartilhando conhecimentos”, apontou a coordenadora.

Os cinco campos de experiência da educação infantil conforme a Base Nacional Comum Curricular são os seguintes:

• O Eu, o outro e o nós

• Corpo, gestos e movimentos

• Traços, sons, cores e formas

• Escuta, fala, pensamento e imaginação

• Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

“Essa é uma ação que pensamos na tentativa de estar perto e apoiando nossos docentes da educação infantil nesse momento que precisam conciliar planejamento de atividades remotas com os princípios e orientações das reformulações curriculares em andamento desde a aprovação da BNCC”, disse Simony Araujo, articuladora municipal do processo de revisão curricular.

Ainda analisando o encontro virtual, Simony se diz satisfeita: “Sendo assim, considero que foi um rico e válido momento de reflexão do nosso fazer pedagógico, bem como uma oportunidade de estarmos mais próximos dos nossos docentes que também precisam ser ouvidos e acolhidos nesses tempos de pandemia”, concluiu.

"Muito valorosa a iniciativa das colegas Simone Menezes e Simony Araújo em promover a partilha amorosa e solidária de todo o caminho percorrido pelas mesmas na busca da implementação de uma Educação Infantil que assegure da melhor forma os direitos de aprendizagem de nossas crianças. Partir para a ação em um tempo de tantas incertezas e medos, se faz ainda mais importante, evidenciando nossa capacidade, enquanto seres históricos, de intervir e transformar o mundo", expressou-se a professora Veronica Melo.

A intenção é que sejam realizados novos encontros. Diante disso, um segundo encontro já está sendo planejado, dessa vez, o foco é pensar nas estratégias para o retorno das aulas presenciais, uma vez que a educação infantil possui suas particularidades. As educadoras também reforçam que estudos internos sempre são feitos antes de haver o diálogo com os professores.

A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína".
Hannah Arendt